Serviços Beneficiamento, compra e venda de Feijão

beneficiamentous

      SECAGEM - Secagem é a operação que tem por finalidade reduzir o teor de umidade do produto a nível adequado à sua estocagem por um período prolongado, mantendo ao máximo a sua qualidade.

 Para secar os grãos de maneira correta, é necessário fazer antes uma pré-limpeza do produto, objetivando retirar o excesso de impurezas e matérias estranhas do produto. Essa operação é importante porque as eliminações desses materiais vão permitir obter um maior rendimento do secador.

Não é possível calcular, com exatidão, o tempo de secagem, devido a muitas variáveis que envolvem o processo. Os elementos variáveis incluem: variações da umidade relativa a temperatura do ar ambiente, a umidade do ar secante que sai do secador, após sua passagem pela massa de grãos, grau de limpeza dos grãos, intensidade do fluxo do ar secante, etc. Se não houver variações daqueles fatores e o ar secante, ao sair do secador, se apresentasse sempre saturado, o problema seria mais simples. E suficiente dizer que; a secagem dos grãos não é uma ciência exata e, assim, exige uma constante vigilância do processo.

PRÉ LIMPEZA - É a operação realizada com os grãos recém colhidos, úmidos ou secos, cujo objetivo é a remoção de detritos, matérias estranhas, fragmentos de grãos e outros produtos de natureza distinta daquela observada na característica da espécie vegetal.

As máquinas de pré-limpeza e de limpeza operam segundo os mesmos princípios. O produto é separado de outros materiais pela ação de uma corrente de ar e por peneiras.

ESPIRAL - Utilizado principalmente em sementes de soja, separa os grãos mais alongados dos grãos mais arredondados, como o feijão miúdo, grãos chochos, sementes verdes, mal formadas e meio grão, através de força centrifuga e gravitacional. Utilizado para fazer sementes de soja e feijão.IMG_1371

O beneficiamento da semente é feito por duas máquinas principais, a máquina de ar e peneira, que separa as sementes quebradas e outras impurezas do tamanho e densidades próximas do feijão, e a mesa densimétrica, classifica por peso específico, separando as sementes leves, atacadas por insetos, das sementes inteiras e bem formadas. No beneficiamento do feijão para consumo, o grão é sempre escovado numa máquina para adquirir uma aparência mais limpa e atraente ao consumidor.

      Após o beneficiamento, quando o produto se destina ao plantio, as sementes precisam ser armazenadas por um período de tempo de no máximo até 3 meses após a embalagem. Devem-se evitar ambientes de armazenamento com umidade ao redor de 15% e temperaturas altas. Ambientes ventilados, frios e secos proporcionam melhores condições de preservação das sementes. 

      O tempo de estocagem do feijão pode aumentar o grau de dureza do grão, mudanças no sabor e escurecimento do tegumento (casca ou cobertura protetora) em algumas cultivares. Essas mudanças são aceleradas pelo armazenamento em condições de alta temperatura e umidade. Trabalhos de vários autores revelam que a secagem até que o conteúdo de umidade do grão esteja em equilíbrio com 65-70% de umidade relativa do ar, aliada ao armazenamento numa temperatura inferior a 20º C, tem proporcionado resultados satisfatórios para períodos de armazenamento de até 12 meses. controledequalidaderaizama


Atendimento

Rua Heitor Marceneiro, esquina com Rua Ozório do Carmo, n106, DIMPE; Rio Verde-GO CEP: 75910-550
(64) 3612-1331 - 98126-6060 / 99910-6060

Parceiros

feijao_baraokikaldodonacotatiojorgeimperial1gamalopesprodutosnosso


| Todos os direitos reservados - 2015